5 dicas para gerenciar melhor sua equipe em home office

O ano de 2020 está sendo marcado pelos desafios. Desafios da ciência, desafios de adaptação das pessoas e desafios de adaptação das empresas que, de uma hora para outra precisaram levar todos os seus departamentos para dentro das casas dos colaboradores.

Passado o primeiro desafio, de como colocar os funcionários trabalhando de casa, veio o desafio de como monitorar o trabalho à distância, como manter a motivação e alcançar os resultados que a empresa espera.

Essa está sendo a dificuldade encontrada por vários gestores de equipes, principalmente aqueles que possuem equipes mais numerosas. Para ajudar nesse processo, estão sendo desenvolvidos softwares que são capazes de auxiliar nesse processo, porém, algumas dicas simples podem gerar ótimos resultados.

1. Reunião de bom dia

Procure manter uma rotina de reuniões com a sua equipe sempre no mesmo horário. Faça uma agenda e crie um plano diário de trabalho necessário para todos, de preferência que seja executável dentro do horário normal de trabalho.

2. Pausas

Faça pausas e estimule que sua equipe também faça. É muito importante que todos tenham momentos de descanso longe de computadores e celulares. Estipule que o horário de almoço seja cumprido rigorosamente e mais duas pausas para o café.

3. Seja acessível

Deixe claro para sua equipe que mesmo à distância vocês continuam sendo um time e estão juntos. Sempre que precisarem poderão contatar você através de telefonemas, e-mails ou aplicativos de mensagens.

4. Peça e dê feedbacks

O principal papel de um líder é desenvolver pessoas e, para isso, o feedback continua sendo a ferramenta mais eficiente e barata tanto para se desenvolver quanto ajudar os liderados a evoluírem. Aproveite este momento e mantenha uma relação de  proximidade com a sua equipe, recebendo abertamente retornos que qualquer um deles possa dar.

5. Pratique a empatia

O gerenciamento remoto do grupo tem muito a ver com colaboração e trabalho em equipe, por isso, para evitar possíveis desentendimentos, procure se colocar no lugar do outro e visualizar a situação como um todo. O momento está estressante para todos e, alguns, estão mais sobrecarregados por terem que gerenciar todo um cenário além do trabalho na sua equipe.

Você pode saber mais sobre gerenciamento de equipes em home office no próximo Webinar que será oferecido na quinta-feira, dia 1º de outubro, às 16 horas. O evento é gratuito e você pode se inscrever aqui.