Aprenda a ter uma gestão de TI mais estratégica

Ter um planejamento de TI estratégico e alinhado com os projetos do negócio é essencial para o crescimento da empresa, mas criar esse cenário não é tão fácil. Segundo uma pesquisa do Gartner (2017), somente 29% dos gerentes de TI classificam as empresas como eficazes ou muito eficazes na estratégia de TI. 

Porém, o sucesso de um bom de planejamento estratégico é a capacidade de unir a visão tática com o uso de tecnologias. Além de abordagens mais direcionadas, que vão fazer com que você consiga medir como devem ser feitos investimentos e quais recursos são necessários, como por exemplo, pessoas, infraestrutura e parceiros.

Se você estiver se perguntando por onde deve começar, veja algumas práticas que vão te ajudar a ter uma equipe de TI mais estratégica.

Foque em projetos

A equipe de TI deve ter foco em atividades que realmente impactam o negócio e o cliente. É preciso ter o objetivo de otimizar os processos e resultados da empresa, trabalhando com planejamento e estratégia.

Tenha métricas de monitoramento

É impossível melhorar sem medir. Ter métricas de acompanhamentos é importante para garantir que todos estejam seguindo o planejamento e definir possíveis mudanças, caso seja necessário. Esses KPIs (Indicadores de desempenho) devem ser escolhidos para medir os resultados de um período determinado e servir para análise.

Desenvolva uma cultura de inovação

A cultura de inovação é uma nova maneira de trabalhar e ver os processos externos e internos da empresa de forma inovadora. Através dessa cultura, é possível impulsionar novas ideias e criar um ambiente tecnológico. Com inovação, o planejamento estratégico e empenho da equipe se tornam mais eficazes e direcionados.

Tenha uma equipe qualificada

Esse é um dos pontos mais importantes. Ter uma equipe de técnicos qualificados, atualizados no mercado, certificados e treinados é essencial para colocar o planejamento estratégico em prática. Dessa forma, seu time vai ter um melhor resultado e alcançar as metas traçadas.

Porém, existe um desafio…

A peça mais importante para ter uma equipe de TI mais estratégica são os profissionais qualificados, porém encontrá-los se tornou um grande desafio para as empresas. A demanda por técnicos aumentou, principalmente durante a pandemia, mas existe uma escassez de profissionais formados e certificados. Segundo a   Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) o mercado de TI pode apresentar um déficit de 290 mil profissionais em 2024.

Por isso, existem opções no mercado para preencher vagas de forma rápida e te ajudar a ter uma equipe de TI estratégica. O TI Expert chega como uma das soluções. As empresas podem ter um técnico treinado por especialistas e qualificado, que atua dentro da corporação resolvendo os incidentes de TI.

Isso resulta em uma equipe mais estratégica e redução de custos. Quer saber mais? Entre em contato com a Verhaw.