Abrace a democratização da tecnologia.

A democratização da tecnologia é uma realidade, mas o que de fato isso significa? A democratização da tecnologia é o processo pelo qual ferramentas e conhecimentos, tanto de negócios quanto técnicos, se tornam acessíveis para todos. Se pararmos para pensar, os problemas mais difíceis que antes eram resolvidos usando supercomputadores e que demandavam horas de dedicação de equipes de TI especializadas, hoje são facilmente solucionados em dispositivos pessoais de forma rápida e intuitiva.

A internet tornou a tecnologia onipresente na vida de todos, tanto para atividades pessoais quanto profissionais – as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com o mundo digital e aumentando suas capacidades tecnológicas. De forma acelerada, a democratização da tecnologia não está mudando apenas o modo como agimos, está transformando também os negócios e criando um novo ambiente onde funcionários de diversas áreas possuem capacidade para implementar, produzir e adaptar novas tecnologias em seus departamentos.

As empresas que querem se destacar no mercado precisam estar preparadas para encarar a democratização como o “fio condutor” da transformação digital. Esse é o momento dos líderes de TI explorarem novas tecnologias para as mais diversas áreas de negócio e abraçarem as novas oportunidades que essa tendência oferece, tornando seus funcionários uma parte essencial de seus esforços de transformação digital.

O que a democratização da tecnologia significa para os negócios?

Para as empresas, a democratização da tecnologia não está atrelada apenas ao processo de fornecer ferramentas tecnológicas que sejam intuitivas e de fácil acesso, é preciso capacitar os colaboradores para que eles tenham conhecimento para propor soluções, otimizar seus próprios processos e resolver problemas através da tecnologia.

Pesquisas mostram que 86% dos executivos concordam que a organização deve treinar seu pessoal para pensar como tecnólogos, isso não significa que devem ser engenheiros ou técnicos de TI, mas devem ter a habilidade de usar e personalizar soluções de tecnologia no nível individual. (Technology Vision 2021 – Accenture).

Para os negócios, a democratização da tecnologia significa otimização e mais produtividade. Além disso, em um mundo onde surgem cada vez mais empresas “nativas digitais” – que nascem na internet – dividir a responsabilidade digital com todos os membros da empresa pode aumentar a sua competitividade, já que a capacidade de inovar e propor soluções de tecnologia não fica centralizado apenas na TI.

Com essa democratização, o departamento de tecnologia pode focar em projetos mais complexos e dimensionar iniciativas mais avançadas para implementar novas tecnologias no negócio. Além disso, a democratização da tecnologia impulsiona a inovação por meio de soluções modernas, proporciona mais agilidade, resiliência e desempenho para as empresas.

Como democratizar a tecnologia do seu negócio?

Segundo o Gartner, a democratização da tecnologia tem 3 pilares principais que são: usuários, tecnologia e governança. O primeiro pilar de “usuários” se refere a ter colaboradores mais capazes e dispostos a assumir responsabilidades tecnológicas, mesmo que não sejam especializados na área de TI. Já o segundo pilar é o de “tecnologia”, a empresa precisa ter ferramentas de fácil uso e proporcionar soluções intuitivas para os usuários. No terceiro pilar de “governança”, implica que a tomada de decisões sobre tecnologia deve ser vista como uma reponsabilidade do negócio e envolver diversas partes e departamentos, não apenas liderança de TI. A junção desses três pilares é o que faz a democratização da tecnologia ter sucesso dentro de uma empresa.

Para estruturar esses três pilares dentro da sua organização, é preciso responder a algumas perguntas: seu negócio tem recursos necessários para democratizar a TI? Como pode treinar os colaboradores e capacitá-los tecnologicamente? Como a democratização pode tornar o seu departamento de TI mais eficaz – e vice-versa? Sem responder a essas perguntas, será difícil construir uma democratização e expandir a transformação digital.

Além de criar esse escopo e mapear os déficits tecnológicos, sua empresa pode tomar algumas ações para começar a democratizar a tecnologia:

1. Promova conversas sobre os benefícios da democratização

Toda mudança dentro de uma organização deve envolver os diversos níveis de liderança. Quando falamos de tecnologia, é importante destacar a relevância dela para a empresa, como as soluções de TI estão diretamente atreladas com o desempenho do negócio e, consequentemente, com as vendas. Promova conversas com a liderança sobre os benéficos da democratização da tecnologia para a empresa como um todo, você pode destacar algumas das vantagens mencionados acima.

2. Incentive uma cultura de aprendizado

Uma cultura de aprendizado é fundamental para incentivar os colaboradores a aprenderem novos fluxos de trabalho e utilizarem novas ferramentas. Para que a democratização da tecnologia seja um sucesso, a organização precisa ter uma equipe empenhada, engajada e que priorize o aprendizado constante. Além disso, é necessário criar mecanismos de suporte para os usuários, como programas de treinamento para colaboradores que abram espaço para orientações e desenvolvimento de cada um deles. A chave para democratizar a tecnologia é contar com pessoas que sejam curiosos, comprometidos e tenham determinação em desenvolver suas carreiras. Para lidar com as constantes evoluções tecnológicas, é essencial motivar a equipe a manter-se atualizada.

3. Modernize sua estrutura digital

É imprescindível ter uma infraestrutura de TI moderna e um conjunto de ferramentas digitais para os seus colaboradores. Afinal, a democratização da tecnologia é construída pela distribuição e adoção de soluções tecnológicas que são acessíveis e intuitivas. Quanto mais ferramentas e soluções intuitivas fornecer para os seus colaboradores, mais a democratização e a transformação digital serão impulsionadas, levando o seu negócio para um outro nível de inovação e competitividade no mercado. Por isso, você precisa fortalecer a sua infraestrutura de TI com equipamentos modernos e soluções confiáveis para que suportem todas as ferramentas.

Nesse cenário, a sua empresa está preparada para a democratização da tecnologia? Muito em breve, o ritmo de transformação digital não estará mais limitado à rapidez com que as equipes de TI podem lançar novas soluções, em vez disso, os colaboradores na linha de frente do negócio se tornarão agentes de mudança. Fato é que a mudança está em processo e é preciso abraçar essa ideia hoje para estar preparado para o futuro.

Nós, da Verhaw IT, temos mais de 12 anos de mercado de TI e expertise para ajudar o seu negócio a construir uma infraestrutura de TI moderna. Estamos em constante evolução para oferecer as melhores soluções para a sua empresa. Fale com nossos consultores.

Últimas postagens