Como a segurança da sua empresa pode impactar a produtividade dos seus colaboradores?

É muito raro ver assuntos como segurança e produtividade serem relacionados dentro das empresas. No entanto, se olharmos para segurança como uma aliada para evitar que colaboradores, que em sua maioria estão em home office, acessem sites aleatórios, conteúdos e links duvidosos ou até mesmo banners com promoções “imperdíveis”, notamos que esses dois temas estão mais do que nunca relacionados.

Muitas vezes ações como essas podem ser a porta de entrada para os temidos ataques cibernéticos. E o tempo em que os colaboradores gastam com esse tipo de material geralmente afeta diretamente a entrega de atividades, prazos e até mesmo metas da empresa.

Diante desse cenário, as organizações têm buscado cada vez mais estruturar maneiras eficientes de blindar esses tipos de ações e filtrar as páginas da internet, desnecessárias para o trabalho, que as equipes têm acesso.

Como evitar esse tipo de invasão?

Para evitar tais invasões, as equipes de TI podem implementar, por exemplo, um filtro capaz de controlar o acesso a sites e conteúdo que fogem da política da empresa. Dessa forma, evita-se que páginas maliciosas sejam acessadas e tragam alguma ameaça para a rede interna da empresa.

Geralmente esse tipo de bloqueio funciona como uma barreira, capaz de bloquear ações suspeitas ou usuários que tentam invadir terminais e dispositivos com acesso à internet. O resultado dessa “barreira” é uma blindagem capaz de proteger as empresas e seus colaboradores de qualquer ameaça.

O que os executivos devem ter em mente é que a tecnologia é realmente uma grande aliada quando falamos de segurança. Estruturar uma rede segura e monitorar o tráfego constantemente são outras necessidades que devem estar no cotidiano da empresa.

E para finalizar, uma das principais formas de evitar ataques e reforçar barreira é educar os colaboradores. A criação e o desenvolvimento de políticas de segurança são imprescindíveis, uma vez que as equipes podem seguir um guia de boas práticas. Geralmente a equipe de TI, fica responsável por criar um documento que define diretrizes importantes para todas as áreas, como canais de suporte e alertas sobre eventuais ações de criminosos.

É importante alinhar esse trabalho de conscientização com uma comunicação interna efetiva. Assim sua empresa vai conseguir um programa de segurança completo e um alto nível de engajamento em todas as camadas da organização.

O que você tem feito pela segurança do seu negócio hoje?

A Verhaw tem uma gama de soluções de segurança para deixar sua empresa mais segura, fale agora com nossos especialistas.

Últimas postagens