Como proteger sua empresa de ransomware e outras principais ameaças em 2022

Proteger a sua empresa é fundamental para se manter competitivo no mercado e continuar atendendo as demandas de seus clientes. Hoje, a segurança de dados está diretamente ligada com as vendas da sua empresa. Sem a mínima proteção, políticas de privacidade e ferramentas de segurança o negócio está fadado à paralisação. Por isso, é importante entender a dinâmica dos ataques cibernéticos, por que eles continuam tendo tanto sucesso e conhecer os condutores e as tendências por trás deles para criar as melhores estratégias de segurança. Continue lendo nosso artigo para descobrir como proteger sua empresa das principais ameaças em 2022.

Panorama de ameaças: o que aprendemos com 2021?

O ano de 2021 foi marcado pelos constantes ataques ao mundo corporativo, empresas como JBSAccentureLojas RennerCVCPorto SeguroAtento e até mesmo o Ministério da Saúde, tiveram as operações afetadas por grupos hackers. Pesquisas mostram que no Brasil houve um aumento de 105% nos ataques de ransomware nesse período (Relatório SonicWall de Ameaças Cibernéticas 2022) e o país se tornou o quarto com maior número de ataques, ficando atrás somente dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido.

Confira a retrospectiva com os principais ataques em 2021:

Em 2022, as empresas precisam estar preparadas com ferramentas de segurança e políticas de proteção, já que a projeção é de que o ransomware continue sendo a maior ameaça cibernética do Brasil, segundo o Relatório da Apura Cyber Intelligence 2021. Essa ameaça age de maneira silenciosa, persistente e implacável. Os criminosos contaminam os sistemas, bloqueiam acessos e informações, realizando um “sequestro” dos dados, que são liberados mediante um resgate que pode custar milhares ou até mesmo milhões de reais. Segundo o relatório, os operadores de ransomware atacam empresas de todos os portes, sem medir se são multimilionárias ou se estão localizadas em países menos desenvolvidos – os setores mais afetados no último ano foram governamentais (17,4%), indústria (17,4%) e saúde (13%), seguidos de tecnologia, atacado/varejo e serviços com 6,5%.

Quais são as principais ameaças em 2022?

Podemos afirmar que o ano não começou muito bem no quesito proteção de dados. Em apenas dois meses, já foram registrados dois grandes ataques no Brasil: em janeiro o Banco Central comunicou o vazamento de dados de 2,1 mil chaves da instituição financeira Logbank, e em fevereiro os sites da Americanas e Submarino saíram do ar sob suspeita de ataque hacker – estimasse que o prejuízo foi de mais de 100 milhões por dia.

A tendência é de que as ameaças de ransomware, exploração de vulnerabilidades, phishing e outros ataques continuarão a afetar organizações e sobrecarregar as equipes de segurança. Segundo o Relatório da Apura Cyber Intelligence 2021, as ameaças desse ano serão uma extensão das ameaças dos anos anteriores. Em 2020, com o auge da pandemia, os autores maliciosos utilizaram os acontecimentos marcantes – como a vacinação e auxílio emergencial – para aplicar golpes, em 2022 pode-se esperar ameaças e ataques, principalmente de phishing, relacionados a assuntos governamentais, já que é ano de eleição.

Além disso, os ransomwares devem se destacar no cenário de ciberameaças. Os ataques continuarão a ser executados por grupos já existentes e novos, que terão maior foco em empresas de pequeno e médio porte. Porém, a expectativa segundo o relatório é de que a LGPD estimule as empresas a melhorarem os sistemas de segurança para evitar ataques e vazamentos de dados e, consequentemente, diminua os índices de ataques.

Contudo, é importante ter em mente que assim como as equipes de segurança da informação estão empenhadas em buscar efetividade na proteção dos dados e formas de evitar falhas, os cibercriminosos estão se especializando cada vez mais para se aproveitarem de vulnerabilidades. As ameaças se multiplicam e os grupos criminosos criam novas estratégias de ataques constantemente. Por isso, é fundamental conhecer as ameaças e preparar sua infraestrutura para prevenir ataques.

Veja quais são as principais ameaças em 2022 para criar um plano de segurança efetivo:

Phising

O phising é um tipo de ameaça enviada principalmente por e-mail, aplicativos ou sites. Os criminosos se passam por pessoas ou empresas confiáveis ao enviar uma mensagem que contém vírus para captar informações pessoais. Por isso, é importante controlar tudo que seus funcionários acessam para evitar esse tipo de ameaça que, às vezes, se instala apenas com um clique em links maliciosos ou ao baixar arquivos, em alguns casos apenas abrir a mensagem já pode ser prejudicial para os dados. O envio desse tipo de mensagem é feito de maneira massiva todos os dias e, segundo dados do Anti-Phishing Working Group, mais de 5% acabam obtendo sucesso no ataque.

Como proteger sua empresa: Tenha soluções de monitoramento ativo e gerenciamento de segurança.

Botnet

No início de 2021, uma das maiores botnets de que já se teve conhecimento, o Emotet, foi tirada do ar pela ação conjunta de diversos países. Mas, já em novembro a botnet deu os primeiros passos de seu potencial ressurgimento. A prática de manter todos os dispositivos conectados, como câmeras, celulares, sensores e outros, favoreceu o fortalecimento dessa ameaça que se aproveita da vulnerabilidade da rede. Os botnets são “robôs virtuais” criados por hackers para contaminar e controlar remotamente uma grande rede de dispositivos, como computadores. Após violar a segurança, os botnets podem enviar spam, vírus, roubar dados e executar ataques de DDoS, sendo uma das maiores ameaças on-line da atualidade.

Como proteger sua empresa: Tenha antivírus confiável nos dispositivos e ative atualização automática nos aplicativos.

DDoS

Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) tem como objetivo sobrecarregar os servidores ao enviar milhares de requisições para um determinado endereço IP que, incapaz de processar todas as solicitações recebidas, fica paralisado. Auxiliados pela proliferação de botnets, estes ataques podem causar sérios prejuízos a organizações ao terem a oferta de seus serviços interrompida.

Como proteger sua empresa: monitore constantemente a rede e acessos, use de segurança preventiva para evitar possíveis ataques.

Malware

O malware é um termo utilizado para se referir a todos os tipos de softwares maliciosos que pode invadir os dispositivos de forma silenciosa. Os malwares conseguem infectar computadores rapidamente pois tem a capacidade fazer cópias de si mesmo. Tem como objetivo roubar, criptografar, excluir ou sequestrar dados importantes sem permissão, além de espionar e monitorar atividades sem conhecimento do usuário. São considerados uma grande ameaça para a proteção das informações de uma corporação. O Ransonware, que será o tipo de ataque muito utilizado em 2022, é um tipo de malware que sequestra os dados e exige pagamento para a recuperação. É uma das armas favoritas dos cibercriminosos pois possui um código fácil de se obter, porém é muito difícil as empresas conseguirem evitar os ataques.

Como proteger sua empresa: Evite acessar conteúdos e sites maliciosos, tenha programas de segurança cibernética e ferramentas de antivírus.

Essas são algumas das principais ameaças de segurança de dados em 2022. Proteja seu negócio de maneira completa para ter continuidade na sua operação e não ficar parado por conta de invasões e ameaças. A Verhaw IT pode ser o seu parceiro tecnológico, colocamos a segurança das empresas em primeiro lugar – contamos com os principais fabricantes de segurança de dados para oferecer as melhores soluções do mercado. Fale com nossos consultores e saiba como aumentar a proteção das suas informações.

Últimas postagens