Entenda a importância de ter um plano de recuperação de dados na sua empresa.

Com a digitalização, grande parte das operações das empresas dependem dos dados. As informações se tornaram um dos principais ativos e, por isso, ter um plano de recuperação é fundamental para a continuidade dos negócios. O uso da internet no dia a dia, trouxe facilidade e agilidade para o compartilhamento de arquivos, documentos e informações, mas também expôs os negócios a diversos riscos como ataques de ransomwares, malwares e phishing.

Porém, não são apenas os ataques cibernéticos que colocam os dados em risco. Dentro de uma organização, existem diversos processos que envolvem o manuseio de informações importantes e com isso, podem ocorrem desastres relacionados a falha humana, como exclusão de arquivos sem intenção, falhas de energia elétrica e desastres naturais, como por exemplo, tempestades que abalam a estrutura de centros de armazenamento ou incêndios. Quando um desastre desse tipo acontece em empresas que não possuem uma solução de recuperação, os prejuízos são enormes – operações são interrompidas, pode ocorrer multas por falta de adequação à LGPD, diminuição de vendas e até mesmo levar a falência – segundo pesquisas, 25% das empresas que perdem dados não reabrem após os desastres (FEMA 2020).

Nesse cenário, como a recuperação de desastres pode te ajudar?

As empresas precisam ter uma solução de recuperação de desastres eficiente como aliada na resiliência e continuidade do negócio. Para isso, você pode contar com o Disaster Recovery as a Service, também conhecido como DRaaS. É um conjunto de tecnologias em nuvem e replicação que garantem a continuidade da operação de uma empresa mesmo após incidentes que comprometam a utilização de seus dados ou de suas aplicações. Na prática, essa solução não apenas previne riscos, mas prepara sua empresa para suportá-los quando acontecem. Essa ferramenta de recuperação de desastres possui três principais funcionalidades que são prevenção contra ameaças, detecção de problemas na infraestrutura da empresa e correção para reestabelecer o negócio em casos de desastres.

Assim, com todas essas funcionalidades inteligentes, a empresa pode ter um plano de continuidade efetivo e um protocolo de ações eficientes para administrar possíveis crises com mais tranquilidade. Além disso, essa ferramenta entrega vantagens como:

– Resposta imediata e eficaz em casos de desastres: Com essa solução, a empresa tem fácil acesso a toda estrutura de TI protegida, evitando que sua operação seja afetada por conta de perda de dados. Além disso, consegue estabelecer sua operação rapidamente com recursos de replicação.

– Diminui custos: O DRaaS funciona como um sistema “as a servisse”, ou seja, é pago conforme o seu uso* (pay-as-yougo). Através de recursos em nuvem, o custo fica infinitamente menor, possibilitando que os gastos com a operação sejam totalmente previsíveis e mensuráveis.

– Flexibilidade para suportar as características imprevisíveis de cenários de desastres: Oferece às empresas uma variedade de escopos para recuperação, dependendo da natureza e gravidade do desastre e das necessidades de proteção e segurança da corporação.

– Segurança: O maior benefício que a empresa tem ao adotar o DRaaS é a segurança. Em casos de desastre, que podem acontecer a qualquer momento, é possível retomar as atividades sem comprometer a estrutura da empresa. Dessa forma, você terá maior controle das operações e recuperação dos dados de forma rápida.

DRaaS vs Backup

Como falamos anteriormente, o DRaaS é uma solução de recuperação de dados em casos de desastres. Muitas vezes, essa ferramenta pode ser confundida com o Backup. Apesar da similaridade dos seus objetivos – que é manter os dados seguros – as duas soluções são diferentes e se complementam entre si.

O Backup é um sistema de cópia de segurança de dados em nuvem ou dispositivo que evita a perda de dados com armazenamento em fita, disco e nuvem. Tem como principal objetivo proteger informações importantes em caso de falhas ou quedas no sistema corporativo.

Na Recuperação de Desastre como Serviço (DRaaS), a lógica de proteção funciona da seguinte maneira: as máquinas virtuais ou servidores físicos de uma empresa são replicados em ambiente online, sem que haja impacto nas regras de negócio. Em casos de desastre, o DRaaS serve como um plano de contingência, assumindo as operações da empresa em instantes. Uma das principais vantagens deste modelo de proteção redundante é que mesmo após situações de crise, é possível acessar todo o ambiente de TI que estava sob proteção em um tempo mínimo, evitando que a empresa precise interromper sua operação, fazendo uso de automatizações que facilitam a replicação, ativação e orquestração do ambiente.

Como ter um plano de recuperação de dados eficiente?

Antes de embarcar em uma jornada de recuperação de desastres, você precisa avaliar seu ambiente existente, mapear as demandas de negócios e entender a real necessidade da sua empresa quando falamos de riscos de segurança. É claro que todas as empresas, independente do tamanho e segmento, estão sujeitas a enfrentar desafios relacionados à proteção de dados.

Por isso, comece a pensar hoje sobre a sua capacidade de recuperação, faça uma análise real sobre a vulnerabilidade e impactos que a perda de dados pode causar na sua operação. Independente do seu cenário, é importante entender que a segurança preventiva é fundamental para garantir a continuidade do negócio e evitar prejuízos.

É importante ter ferramentas como o DRaaS para aumentar a sua capacidade de resposta diante de ameaças e crises, que podem acontecer a qualquer momento. Nós, da Verhaw IT, podemos ajudar a sua empresa a ter um plano de recuperação de dados e uma camada de proteção robusta através de soluções integradas como Backup, Firewall, Endpoint e DRaaS. Fale com nossos consultores. 

*O serviço de Disaster Recovery da Verhaw IT (DRaaS) possui um valor fixo mensal, que é referente ao armazenamento (backup) de dados. Quando a máquina de CPU em nuvem precisa ser ligada, o serviço passa a ser “pago conforme o uso”.

Últimas postagens