Especial mulheres na tecnologia: como se posicionar no mercado de TI?

Você já parou para pensar no número de mulheres que atuam no setor de tecnologia? Ainda que seja uma área predominantemente masculina, com as mulheres ocupando apenas 25% dos empregos de TI no país (Microsoft, 2019), elas possuem uma contribuição gigantesca na evolução da computação e programação. A informação pode se perder ao longo do tempo, mas se resgatarmos a história desse setor comprovaremos o envolvimento de mulheres como Ada Lovelace, primeira programadora da história, Mary Kenneth Keller, primeira mulher a receber um diploma de pós-graduação em computação e Grace Hopper, criadora da linguagem de programação COBOL e do termo “bug”, que tiveram importantes contribuições para a tecnologia.

Ainda que estejamos longe da estatística ideal, cada espaço conquistado deve ser comemorado. Existem motivos para termos a certeza de que a presença feminina vai crescer ano a ano no mercado tecnológico. Uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged, 2019), aponta que a participação feminina na área aumentou em 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil. Claro, sabemos que a disparidade entre os gêneros ainda é uma realidade. O problema começa já na formação, no ensino médio 74% das meninas demonstram interesse nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas quando chega a hora de escolher uma graduação, apenas 0,4% dessas meninas escolhem de fato seguir cursos de tecnologia (PrograMaria).

Além disso, a falta de inspiração e modelos a seguir faz com que a porcentagem de mulheres na TI no Brasil se mantenha baixa, 47% delas dizem que esse é o principal motivo para não ingressarem em uma carreira de TI (Relatório Women in Technology – Michael Page 2021). Mas, quando a mulher decide passar por cima de tudo isso e seguir carreira tecnológica, ela enfrenta um outro desafio: chegar na liderança. Segundo o Relatório, a escassez na liderança se dá pela falta de oportunidades (37%), medo de não estarem preparadas (38%) e escassez de talento feminino com o conhecimento exigido (25%).

Por essas razões, decidimos trazer nesse Dia Internacional das Mulheres, um exemplo real e inspirador de mulher que está na liderança de uma equipe de TI com mais de 15 colaboradores. A Verhaw IT incentiva a carreira de TI feminina, temos como Coordenadora do nosso Suporte Técnico a Suelen Dal Santo que é Tecnóloga formada em gestão de Tecnologia da Informação e cursa Gestão da Qualidade. Com 31 anos, ela possui mais de 10 anos de experiência em TI. Conheça um pouco da trajetória dela e sua história de paixão pela tecnologia.

Entrevista com Suelen Dal Santo:

Como ingressou no mercado de tecnologia?

Meu start na área de TI foi aos 16 anos, quando me tornei recepcionista no departamento de TI de um grupo empresarial grande em São José do Rio Preto. Nessa época comecei entender o que era tecnologia e com muita curiosidade decidi realizar um curso Técnico de Informática, o que me deu a oportunidade de estagiar nesta mesma empresa no departamento de Centro Operacional. Com pouco tempo de estágio fui evoluindo em conhecimento e efetivada como Analista. Isso me motivou a entrar cada vez mais no mundo de TI, tudo era novo, não existe rotina na tecnologia.

Como foi a sua trajetória até chegar a um cargo de liderança?

Cheguei na Verhaw IT como Analista de Suporte e Implantação, com objetivo de apoiar nos processos voltados para Field Service. Fui muito bem recebida pelo time e orientada, então comecei a ter uma visão bem ampla das entregas aos clientes e compreender os processos. Como eu já possuía experiência no desenvolvimento técnico e envolvimento com questões de gestão, tive um papel colaborativo com a equipe de atendimento geral e surgiu a oportunidade de atuar como gestora. Fui convidada para assumir o cargo de Coordenadora de Suporte Técnico, aceitei o desafio contando com apoio dos líderes e da equipe, por se tratar de uma área de grande impacto aos negócios.

Para você, como é liderar uma equipe de tecnologia? Quais são os desafios diários?

É uma carga diferente, pois não é nada estático. Todos os dias são novos problemas, diferentes tecnologias e a equipe tem um ritmo acelerado. O maior desafio é se atualizar sempre e garantir que os colaboradores estejam engajados em manter as entregas e entregar satisfação ao cliente, visto que é uma área que consome muita energia de todos.

Qual a sua percepção sobre o mercado de tecnologia quando falamos de oportunidades para mulheres?

Acredito que o mercado está super aberto a gerar oportunidades, mas que o volume de mulheres que decidem encarar a profissão ainda é bem menor que homens. É interessante que no meu time, por exemplo, as mulheres que inserimos tem um destaque incrível nos feedbacks dos clientes, muitos se mostram até surpresos de forma positiva quando é atendido por uma mulher.

Ainda existe preconceito nessa área?

Acredito que mesmo que discreto, sim. Muitas vezes é perceptível, pode ser cultural, algumas empresas não sentem confiança ou não têm certeza de que o campo de tecnologia pode ser assumido por mulheres. Mas, na minha visão, é somente a percepção inicial, as mulheres se impõem muito bem quando o assunto é trabalho.

Na sua opinião, o que pode ser feito para o índice de mulheres na liderança de TI aumentar?

Como a proporção de atuação no mercado de TI de homens ainda é gigante se comparado com mulheres, acredito que para os próximos anos as empresas possam executar ações que motivem as mulheres a assumir papeis estratégicos na TI. Muitas mulheres ainda possuem a visão de que mesmo que estejam prontas a preferência será masculina. Mas, além das empresas se atentarem para isso, acredito que temos que estar prontas para o mercado e dispostas a nos colocar em destaque, superando os desafios diários.

Deixe uma mensagem final para as meninas que estão ingressando agora nesse mercado.

Só vai! Precisamos entender que o que vai nos posicionar no mercado não é o nosso sexo e sim o quanto estamos dedicadas a nos atualizar e nos posicionar de igual para igual. As mulheres precisam acreditar que já têm uma expertise natural em ser multitarefa, então temos que aproveitar e nos colocar em destaque sem medo. Seja feliz fazendo o que se gosta.

Que história inspiradora, não é mesmo? Agora, a ideia é fazer essa história se repetir e se multiplicar exponencialmente. Representatividade é tudo, principalmente na escassez de mulheres na área de TI. Nós, da Verhaw IT, oferecemos oportunidades iguais e incentivamos a carreira feminina. Você pode acessar nosso portal de vagas e se candidatar para as oportunidades.

Últimas postagens