Guia prático: como escolher os melhores modelos de notebooks e desktops para sua empresa.

O trabalho híbrido em um cenário de mercado cada vez mais volátil, reforça a importância dos dispositivos de TI como a tecnologia chave para comunicação, produtividade e colaboração. As empresas não podem mais ficar inativas porque o computador deu “tela azul”, por exemplo, nem podem ter a comunicação interrompida por causa de lentidão. Hoje a disponibilidade e o status “on-line” das equipes são fundamentais para o desempenho das operações e produtividade do trabalho. Por isso, ter notebooks e desktops com bom desempenho, que suportam todas as atividades da sua empresa, eleva o nível de interação e entrega de projetos do seu time, é fundamental

Se sua empresa não possui a infraestrutura adequada e está pensando em adquirir novos dispositivos, é importante levar em consideração algumas informações técnicas na hora de escolher os computadores ou notebooks ideais. Principalmente, porque nem sempre o mais caro é o melhor. Para te ajudar a escolher os melhores modelos do mercado, preparamos um guia prático com dicas sobre como encontrar as configurações ideais para o seu negócio e marcar confiáveis, pelo melhor custo-benefício.

Primeiras considerações na hora de comprar notebooks e desktops:

  1. Saiba que o cenário de fornecedores de PCs corporativos é praticamente estável com poucas mudanças, os três principais fornecedores são HP, Dell e Lenovo.
  2. O preço deve ser levado em consideração, mas não deve ser o único critério analisado. É importante identificar a capacidade do dispositivo, se existe algum serviço e suporte atrelado ao equipamento.
  3. Fatores suporte técnico impactam diretamente na redução de custo e na prevenção do tempo de inatividade.
  4. Outros fatores importantes: prazos de entrega e retorno rápido em reparos de garantia.

Modelo e processamento é um dos pontos mais importantes na hora de escolher

Escolher desktops e notebooks para o seu negócio demanda cuidado e atenção. Você deve sempre ficar atento às especificações técnicas como armazenamento, processador e geração, por exemplo. É necessário também buscar por tecnologias recentes, procure por dispositivos que não estejam ultrapassados no mercado e que sejam de marcas confiáveis, que oferecem sempre atualizações. Os aspectos técnicos podem realmente afetar o dia a dia da sua empresa, por isso, você ou seus técnicos de TI precisam entender sobre:

– Memória RAM: É o que define a capacidade do dispositivo de armazenas dados e apps que estão em uso, prontos para serem acessados pelo sistema. No geral, quanto mais memória RAM, melhor. Para empresas o mínimo recomendado é de 5GB de RAM, mas se puder comprar de 8GB o desempenho tende a ser mais elevado.

– Processadores mais recentes: Processadores potentes, como I7, suportam praticamente qualquer tipo de aplicativo e atividade, mas são mais recomendados para quem utiliza programas pesados pois gastam mais energia e são mais caros. Se sua equipe executa tarefas simples, como utilização do pacote office, um processador intermediário pode ser uma aposta certeira. O ponto principal é sempre checar a geração do processador, pois eles são sempre atualizados, e tentar buscar o que há de mais moderno em processamento no mercado.

– Armazenamento SSD: Prefira sempre SSD ao invés de discos rígidos (HD). O SSD é mais rápido para ler, gravar arquivos e possui melhor durabilidade do que o HD. Para definir a capacidade de armazenamento ideal para sua empresa, leve em conta as atividades do dia a dia e se sua empresa possui serviços de armazenamento em nuvem. Em notebooks é comum encontrarmos capacidade SSD de 120/128 GB por um valor mais acessível, mas se sua empresa armazenar muitos dados, prefira os de 240 GB.

– Atenção às interfaces: Fique atento ao tamanho da tela, bateria, touchpad, teclado e se o dispositivo possui as entradas e conexões necessárias como USB, HDMI, cartão SD e webcam, por exemplo. Além disso, o Bluetooth 5.0 e Wi-Fi são importantes.

– Sistema operacional: Na grande maioria dos dispositivos, o sistema operacional não está incluso na hora da compra. Por isso, é importante verificar se o Windows ou outros sistemas operacionais fazem parte do produto, caso contrário é necessário considerar gastos com licenças, o que pode aumentar o custo por equipamentos.

Como ter desktops e computadores com serviços inclusos?

Os Pc’s modernos estão disponíveis em diversos formatos e modelos. Mas com demandas cada vez mais exigentes, voltadas a performance e análise de dados, as organizações precisam de soluções que analisam a experiência do usuário como um todo – que entreguem de maneira prática flexibilidade e produtividade através de computadores ou desktops de alto desempenho com sistemas e serviços de suporte técnico inclusos.

Por isso, as empresas estão buscando mais do que apenas dispositivos, querem serviços e sistemas em um pacote para oferecerem um ambiente de trabalho efetivo e sem instabilidades. Ter apenas o computador ou desktop já não é sinônimo de disponibilidade, os líderes de TI avaliam a importância de ter um suporte técnico efetivo em caso de incidentes, sistemas e aplicativos que promovam a colaboração em equipe, mobilidade e a produtividade individual.

O que o mercado tem levado em consideração

O número crescente de organizações explorando novas formas de otimizar suas operações e gerenciar suas equipes, tornou evidente a necessidade das empresas terem ferramentas que ofereçam implantação mais flexível e gerenciamento contínuo de dispositivos. Um fator significativo para essa mudança, é a necessidade de implantações remotas e manutenções para oferecer suporte ao modelo de trabalho home office e híbrido.

De acordo com o Gartner, a empresa garante mais benefícios ao escolher um fornecedor de computadores e desktops que ofereça soluções complementares, como por exemplo, hardware alinhado a um suporte técnico. Ter um fornecedor que oferece soluções em diferentes momentos do ciclo dos dispositivos, apresenta uma vantagem competitiva para o negócio.

Conclusão

Os computadores e notebooks ainda representam a espinha dorsal quando falamos de experiência de colaboradores e é o ponto inicial para implantações de novas tecnologias e ferramentas. Para maximizar a produtividade dos usuários, minimizar os custos e ainda ter equipamentos de alto desempenho com serviços inclusos, é preciso se atentar aos seguintes aspectos:

  • Valorize a qualidade do produto, como marca utilizada e se o fornecimento de suporte, serviços e gerenciamento estão inclusos de acordo com a necessidade da sua empresa.
  • Determine se uma estratégia de fornecedor único é apropriada para o negócio, os relacionamentos de compras com um único fornecedor são mais fáceis de gerenciar.
  • Tenha controle de custos alinhado a previsibilidade de custos. A contratação de soluções com previsibilidade de custos garante planejamento e direcionamento de verba para projetos estratégicos.
  • Além das premissas mencionadas é importante avaliar questões básicas de todo fornecedor como procedência da empresa, história, empresas atendidas, certificações e equipe técnica adequada.

Para empresas a tecnologia é realmente um ponto estratégico e que aumenta a produtividade. Mas, vimos que ela não está apenas relacionada com hardwares, como computadores e notebooks, envolve serviços e soluções que proporcionam o desempenho ideal. Nós, da Verhaw IT, realizamos o fornecimento de hardwares com serviços de gerenciamento e suporte técnico inclusos através do DaaS – forma de aquisição de dispositivos com pagamento mensal e benefícios fiscais para empresa. Conheça o DaaS e fale com nossos consultores para ter a infraestrutura ideal.

Últimas postagens