Impulsionando uma cultura de segurança de dados na sua empresa.

Ter uma cultura de segurança é fundamental para manter a continuidade e competitividade da sua operação, já que cada vez mais os negócios dependem dos dados e da tecnologia como principal aliada. Porém, à medida em que esses avanços tecnológicos acontecem, mais as corporações ficam expostas aos ataques hackers e vazamento de informações.

Segundo o relatório de Proteção de Dados de 2021 da Shred-it, 4 em cada 10 líderes de negócios classificam o risco de violação de dados como 4 ou 5 em uma escala de risco de 5 pontos (sendo 5 o risco mais alto). Segundo o Gartner, ao reconhecer esses riscos as empresas pretendem destinar mais investimentos para a segurança da informação, houve um crescimento de 11,1% no orçamento em 2022. No entanto, mesmo com o aumento de gastos, mais da metade dos negócios ainda não possuem um plano de resposta a incidentes efetivo, o que as torna mais expostas aos vazamentos e ataques.

É importante entender que a violação de dados não é mais uma questão de “se”, mas de “quando”. Os líderes de TI devem assumir a responsabilidade de que serão julgados por sua resposta a incidentes, não apenas por sua capacidade de impedir violações. Dessa forma, é necessário encontrar o equilíbrio ideal entre as estratégias de curto prazo, com soluções imediatas de segurança, e de longo prazo com projetos efetivos de resposta a incidentes. Ao se concentrar na preparação e na resposta, você pode aumentar a conscientização da sua empresa e impulsionar uma cultura de segurança de dados entre os colaboradores.

Quais são os passos para impulsionar a segurança de dados?

Diversas vezes, em um ambiente onde ainda é um desafio mensurar a capacidade de proteção e resposta a incidentes, ao tentar implantar uma cultura de segurança, muitos líderes de TI criam uma abordagem de teste para “medir” a conscientização de seus colaboradores, enviando e-mails de phishing como “pegadinha”, por exemplo. Com a relevância da segurança de dados para os resultados da TI, adotar esse tipo de abordagem não é mais efetivo, é preciso contar com métricas eficazes que relatam se a política de segurança da empresa vem sendo cumprida.

Na prática, impulsionar uma cultura de segurança que seja realmente efetiva, envolve ações que estão muito mais relacionadas com o próprio departamento de TI (Shred-it). É preciso olhar de fato para sua estrutura tecnológica para entender quais recursos de segurança possui, como plano de recuperação de incidentes, monitoramento de ameaças e ferramentas de proteção. Assim, a cultura de segurança de dados será impulsionada por ações estratégicas e, com o reforço de uma comunicação correta, se expandir para os demais departamentos e colaboradores.

Existem alguns pontos que devem ser analisados para que a cultura de segurança de dados da sua empresa seja eficiente e cumpra com o objetivo principal de manter a proteção das informações contra ataques e vazamentos. Fizemos um checklist de ações relacionadas à segurança que você deve levar em consideração junto com seu departamento de TI para impulsionar uma cultura de proteção:

1. Conheça os dados da empresa

Antes de criar qualquer estratégia de segurança, é preciso conhecer os seus dados. Pergunte ao seu departamento de TI quais informações a empresa possui, onde as mantém e com quem compartilham. Ao responder essas perguntas e ter mapeado o real cenário das informações da sua empresa, será possível tomar decisões inteligentes, baseadas em dados, para a criação de um plano de segurança e políticas de privacidade.

2. Mantenha-se informado sobre as leis de privacidade e segurança

Cada vez mais os consumidores preferem comprar de empresas que se sentem seguros e priorizam a privacidade de dados. Ao longo dos últimos anos, as leis e regulamentos de proteção de dados passaram por uma grande evolução, não apenas para deter criminosos, mas para obrigar as organizações a terem políticas de segurança efetivas – caso contrário, estão sujeitas a serem multadas. No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que regulamenta o tratamento e armazenamento das informações já está em vigor e as empresas que querem estar à frente no quesito proteção, precisam se manter a par da legislação e seguir as normas estabelecidas para evitar prejuízos financeiros.

3. Apenas políticas não são suficientes

A melhor linha de defesa de uma empresa começa por dentro. Como falamos anteriormente, o seu departamento de TI precisa ser o maior incentivador da segurança de dados e assim, equipar os funcionários com as ferramentas e o conhecimento adequado para se tornarem embaixadores da segurança da informação. A organização deve também se atentar para todos os pontos que as informações passam, como por exemplo, fornecedores e parceiros, e entender os seus processos de segurança para garantir a integridade dos dados.

4. Avalie sua infraestrutura e tenha camadas de segurança efetivas

Poucas empresas possuem o conhecimento necessário sobre sua infraestrutura para monitorar a rápida evolução de ameaças ou as ferramentas para combater uma variedade cada vez maior de ataques. Por isso, é indispensável que sua equipe de TI identifique os recursos que possui e aqueles que ainda faltam para construir uma camada de segurança efetiva para a proteção de dados. Basicamente, existem 4 principais camadas que, juntas, garantem uma segurança completa contra incidentes e vazamento de dados, além de facilitarem que uma política de privacidade seja implantada:

Fonte: Fortinet

– Camada 1 | Segurança de rede: Essa camada é fundamental para todos os negócios que acessam a internet em alguma operação, principalmente para aqueles que adotaram o modelo híbrido para o trabalho. A segurança de rede cria uma barreira contra acessos indevidos a servidores, computadores e sistemas, garantindo maior proteção para os seus dados. A base dessa camada é a implantação do Firewall, dispositivo de segurança que monitora o tráfego de entrada e saída da sua rede, agindo como uma parede invisível que protege seus usuários contra os perigos cibernéticos ao bloquear ações suspeitas.

– Camada 2 | Segurança de e-mail: O e-mail é a ferramenta de comunicação mais utilizada nas corporações e um alvo frequente de ataques cibernéticos. As empresas precisam contar com soluções que protejam a caixa de entrada e saída de seus colaboradores contra phishing, ransomware, malware, spam e outras ameaças. Para essa camada de proteção, recomendamos a utilização do Sophos E-mail Central, uma ferramenta de gateway em nuvem que permite a implantação de políticas que controlam os e-mails da sua corporação com filtros de ameaças, criptografia, inteligência artificial, sandboxing e Data Loss Prevention.

– Camada 3 | Segurança de Endpoint: Todos os dispositivos que estão conectados em uma rede como computadores, notebooks e servidores, precisam de proteção. O Endpoint Protection funciona como um antivírus, porém de forma mais robusta, que monitora os dispositivos e exige que atendam padrões de segurança antes de terem acesso à sua rede. Com essa camada de segurança, as empresas podem manter um controle maior sobre o crescente número de pontos de acesso e bloquear ameaças de forma mais efetiva.

 – Camada 4 | Backup e recuperação de dados: Sua empresa precisa ter um backup para realizar cópias de segurança de informações importantes e sistemas em nuvem que permitam a rápida recuperação de dados. Essas duas soluções garantem a continuidade do negócio em casos de incidentes ou ataques, evitando a perda de informações – segundo pesquisas, 25% das empresas que perdem dados não reabrem após os desastres (FEMA 2020). Dessa forma, a quarta camada de segurança fornece uma proteção avançada para os seus dados com um armazenamento seguro e aumenta a sua capacidade de resposta diante de ameaças e crises.

Viu só? Impulsionar a cultura de segurança de dados na sua empresa está muito atrelado à sua capacidade de resposta a incidentes e, consequentemente, a forma como toda a empresa se posiciona diante de ameaças. É fundamental integrar os conhecimentos certos, com políticas de privacidade efetivas e ferramentas tecnológicas necessárias para impulsionar uma cultura de segurança de dados.

Para ajudar sua empresa a ter uma maior visibilidade do cenário de proteção, você pode contar com um parceiro de negócio que possui expertise e soluções de segurança ideais para a sua empresa. Com soluções completas e integradas de segurança – fornecidas por marcas líderes do mercado – a Verhaw IT está pronta para guiar seu negócio em uma jornada de proteção. Fale com nossos consultores.

Últimas postagens