Liderança de TI inovadora: é preciso ter criatividade, empatia e resiliência.

A transformação digital e novos hábitos do mundo corporativo, como o trabalho híbrido e a busca por operações remotas, mostrou que o papel dos líderes de TI é fundamental para promover iniciativas de inovação. Com as constantes novidades tecnológicas – 5G, IoT, Metaverso, IA, entre outras – as empresas enfrentam o desafio de adaptarem o negócio e também a cultura organizacional. Nesse cenário, os líderes de TI precisam ter estratégias alinhadas com um mindset inovador.

Porém, para promover a inovação, um líder deve mais do que apenas “pensar fora da caixa” e ter estratégias formatadas, é necessário ter criatividade e empatia. Inovação é sinônimo de mudanças, sejam em produtos, operações, sistemas ou no modelo de negócio, e essas mudanças impactam as pessoas. Por isso, para que a inovação aconteça de forma fluída, as lideranças devem ter uma visão que vai além das tradicionais, deixando de lado a rigidez de processos diários para colocar em prática um ambiente que proporcione debates e discussões, envolvendo cada membro da equipe.

Através de metodologias ágeis, os líderes precisam formar equipes que desenvolvam papéis estratégicos e despertar nos colaboradores uma visão inovadora, o que garante a sustentabilidade do negócio nos tempos atuais. Não dá mais para enquadrar pessoas em caixinhas, um líder que promove inovação deve estar atento as ideias dos colaboradores e apoiar o desenvolvimento e crescimento pessoal dentro da organização. Dessa forma, desenvolvendo skills e estimulando novas ideias, é que o gestor avançará no processo de inovação.

Basicamente, as pessoas são o motor que move a inovação em qualquer negócio. Elas estão presentes em todas as etapas e ações: na fase criativa para geração de novas ideias, na fase analítica para geração de escopo e análise de mercado e, por fim, na fase de desenvolvimento das inovações propostas. Dessa forma, montar uma equipe com habilidades e visão necessárias para promover inovação, é o primeiro passo. Mas, o que realmente faz a diferença no fim do dia, é a forma como o líder gerencia e guia o seu time.

Estudos mostram que o líder é responsável por 70% do engajamento dos colaboradores (Gallup). E quando falamos de inovação, a maneira de gestão é o que mais impacta: segundo o “Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas em 2022”, elaborado pelo Great Place To Work (GPTW), na visão da maioria dos entrevistados (37%) o principal empecilho para a inovação nas empresas é a “mentalidade da liderança”.

Características da liderança de TI inovadora

Segundo o Relatório do GPTW, o foco das empresas será o “desenvolvimento/capacitação de lideranças” (42,6%), ou seja, é hora de os líderes repensarem e aprimorarem as formas de gerenciamento. Faz sentido, não é? Depois de tantas transformações, as lideranças terão um papel ainda mais importante tanto para a construção de um ambiente de inovação quanto para o alcance de resultados estratégicos para os negócios. E para manter a equipe engajada e empenhada, uma liderança de TI inovadora precisa desenvolver as seguintes características:

Criatividade: o bom líder precisa incentivar a busca pelo novo e estimular a criatividade da sua equipe. Estar sempre aberto a escutar novas ideias – e até mesmo mudar de ideia – ouvir opiniões e principalmente, gerir uma equipe de protagonista que não tem medo de se expressarem, manifestarem e agirem.

Empatia: Os resultados devem ser uma consequência da maneira que o líder faz a gestão de pessoas. Por isso, a empatia é uma característica dos líderes que querem trazer inovação, afinal, é por meio do cuidado com as pessoas que as melhores empresas conseguem se destacar no mercado e alcançar seus objetivos. Segundo o Relatório do GTPW 2022, a empatia é a segunda característica mais valorizadas pelas empresas nas lideranças (59,3%), ficando atrás apenas do alinhamento com a estratégia (60,9%).

Resiliência: A “resiliência” está entre as TOP 3 características que as empresas mais valorizam nas lideranças, com 57,1% segundo o relatório do GTPW 2022. Os líderes precisam saber se adaptarem às mudanças sem perder o foco no que realmente importa: as pessoas e os resultados. É necessário saber persistir e recomeçar quando necessário, tendo a capacidade de se recuperar de uma crise ou interrupção, e estar preparado para enfrentar novas possibilidades.

Visão humanitária: Cada vez mais, os colaboradores querem fazer parte de empresas que compartilham dos mesmos valores. A liderança causa um impacto gigantesco quanto possui uma visão humanitária, voltada para questões sociais, diversidade e inclusão.

Assumir riscos: Os líderes devem enxergar e transformar desafios em oportunidades. Se o líder ainda não está preparado para enfrentar riscos que as inovações podem trazer, possivelmente enfrentará problemas para a conclusão dos objetivos. Ter uma visão estratégica para contornar situações difíceis e prevenir que outros problemas da mesma natureza aconteçam futuramente, faz parte do processo de inovação.

Ter paixão pela tecnologia: Pode parecer óbvio, mas um líder deve entender a importância da tecnologia para o negócio como um todo. As inovações podem impactar diversos departamentos, operações e pessoas, por isso o gestor precisa enxergar as ferramentas tecnológicas como uma parte essencial para a empresa. Além disso, entender como ela está vinculada e integrada em todas as plataformas de negócio para aplicá-la da melhor maneira.

Metodologias ágeis: Em um mundo cada vez mais acelerado, os líderes precisam ter metodologias ágeis para tomarem decisões de forma rápida e eficaz. Novas tecnologias surgem constantemente, as empresas que terão destaque no quesito inovação são aquelas que conseguem analisar as novidades e implantar aquelas que fazem sentido para o negócio com precisão.

Viu só? Ser um líder de TI inovador vai muito além de obter novas tecnologias ou estratégias, está ligado com a capacidade de gestão de pessoas e características interpessoais, como empatia, resiliência e criatividade. Construir um departamento de TI inovador é uma tarefa diária que demanda tempo e atenção. Nós, da Verhaw IT, temos um time de especialistas preparados para ajudar você nessa jornada. Fale conosco.

Últimas postagens