MSSP: O que é e como otimiza o seu orçamento de segurança.

O que é MSSP?

O Serviço Gerenciado de Segurança, do inglês Managed Security Services Provider (MSSP), é um modelo de gestão completa e proativa de segurança de dados para ambientes corporativos. Geralmente, esse serviço é fornecido por uma empresa especializada em tecnologia ou proteção de dados que fica responsável por gerir uma parte, ou o todo, da operação de segurança de um negócio. O provedor de serviço oferece monitoramento de dispositivos e sistemas de segurança, incluindo firewall, detecção de ameaças, rede privada virtual, varredura de vulnerabilidade e antivírus, com o objetivo de eliminar falhas de segurança antes que elas se tornem uma ameaça e gerem problemas para a empresa. Os serviços são sempre personalizados para cada negócio, atendendo as demandas existentes de forma eficaz para aumentar a capacidade de segurança.

De maneira geral, o MSSP facilita o gerenciamento de segurança das empresas – pequenas, médias ou grandes – beneficiando a proteção do negócio de várias maneiras. Esse serviço entrega mais expertise e estratégia para as empresas que possuem mais maturidade no quesito segurança, e para as que estão iniciando a jornada de proteção de dados, entrega apoio especializado e soluções essenciais.

Como o MSSP otimiza o orçamento de TI?

Uma análise recente da Fortinet estima que as empresas gastarão mais de US$ 58 bilhões em serviços de segurança gerenciados até 2024, refletindo uma taxa de crescimento anual superior a 14%. Com a escassez de habilidades de segurança e o aumento dos níveis de especializações necessárias para gerenciar a infraestrutura de segurança, as empresas estão cada vez mais optando pela contratação de prestadores de serviços gerenciados.

O principal motivo é porque esse serviço fornece a combinação de soluções, monitoramento e serviços de gerenciamento de forma econômica, integrada e de acordo com as prioridades do negócio. Com o MSSP as empresas ampliam as operações de segurança, unindo pessoas, habilidades, processos e tecnologias em um provedor de serviços.

Além da economia e tranquilidade de gerenciamento, a empresa reduz riscos, minimiza ataques cibernéticos, protege os dados empresariais, a infraestrutura e os usuários, independentemente de quem, onde, quando e como os ativos de TI são acessados.

Como funciona?

O MSSP tem como principal objetivo identificar riscos e abranger a segurança de rede, aplicações e acessos. Por meio de centros de operação de segurança (SOC) – central que gerencia e monitora de forma remota todos os logs, dispositivos, redes e ativos conectados à estrutura de TI – torna a empresa mais segura.

Nessa central, provedor de serviços de segurança conta com uma equipe especializada em segurança da informação e capacitada para realizar o acompanhamento em tempo real do ambiente tecnológico da empresa e propor ações proativas para melhoria contínua dos sistemas e operações de proteção. Além disso, as necessidades de segurança da empresa são revistas e analisadas regularmente pela equipe, que oferece todo o suporte e soluções necessárias para escalar a proteção de dados do negócio.

Ganhos que a empresa obtém ao contratar MSSP:

Visibilidade

Nos últimos anos os ataques e ameaças cibernéticas aumentaram, segundo o ranking de países mais afetados por ransomware, o Brasil está no ocupa o 4º lugar no top 5. Nesse cenário, as empresas precisam ter visibilidade de riscos para alcançarem uma proteção efetiva. Porém, em um cenário de estrutura de segurança composto por diversas soluções pontuais (que não são integradas) que muitas empresas se encontram, a visão da capacidade de segurança fica incompleta, aumentando os riscos de vulnerabilidades e ataques. Com serviços de segurança gerenciados, é possível ter uma visão de ponta a ponta de todo o ambiente, que será totalmente integrado e gerenciado, evitando falhas e ataques.

Eficiência operacional

A falta de integração e automatização dos diferentes elementos de segurança aumenta as ineficiências operacionais, exigindo um fluxo de gerenciamento manual. O MSSP analisa toda a infraestrutura da empresa, integra e automatiza os processos de segurança para otimizar tempo e recursos. Isso aumenta a eficiência e a receita média por usuário (ARPU).

Economia

Uma empresa que utiliza soluções pontuais, acabam gastando mais com novas aquisições – quando necessárias para resolver problemas de segurança específicos – e com uma operação de gerenciamento manual, o que exige mais tempo e recursos da equipe interna. Isso pode inibir o crescimento do negócio, diminuir a capacidade de expertise e respostas diante de ameaças, colocando a empresa em risco e aumentando o downtime, por conta de incidente de proteção de dados. O MSSP gera mais economia pois oferece uma arquitetura de segurança ampla, integrada e automatizada, trazendo mais lucro e eficiência.

Análises e inteligência contra ameaças

Para combater as ameaças, é preciso ter dados e informações em tempo real sobre os sistemas e dispositivos. Com MSSP, a empresa conta com análises feitas por especialistas que gerenciam a infraestrutura de segurança, proporcionando maior confiabilidade para tomada de decisões relacionada a proteção de dados.

Conte com um provedor de serviços de segurança completo

Nós, da Verhaw IT, temos soluções e somos especializados em proteção de dados para gerenciar a segurança das empresas. Contamos com os principais fornecedores de segurança do mundo como Sophos, Fortinet, Acronis e Kaspersky, para oferecer o melhor monitoramento e gerenciamento proativo contra ameaças cibernéticas. Transforme a segurança do seu negócio, tenha:

 

  •  Equipe especializada em segurança de dados;
  • Diagnóstico do atual ambiente de segurança e proposta de melhoria;
  • Atualização e gerenciamento de tecnologias;
  • Metodologia e processos inteligentes de segurança;
  • Gestão de ativos e renovações de licenciamentos;
  • Relatórios e compliance para regulamentações e cumprimento de legislações do mercado.

 

Fale conosco e garanta a proteção que o seu negócio precisa –  17 3512 6000.

Últimas postagens