O que é DaaS? Entenda como funciona e por que investir.

O DaaS é uma forma mais econômica das empresas adquirirem computadores e notebooks novos com pagamento mensal e parcelas fixas. Parece um termo complicado, mas o DaaS da Verhaw nada mais é do que contratar, por um valor mensal, equipamentos de TI que sua empresa precisa.

Em um mundo cada vez mais acelerado, onde os negócios precisam se apoiar em tecnologia para manterem a competitividade e atrair clientes, ter uma base de infraestrutura robusta e que suporte as ferramentas e soluções de TI é fundamental. Porém, comprar todos esses dispositivos pode demandar tempo da sua equipe, que terá que se comprometer com o projeto, e custar caro para a empresa que terá que tirar do caixa um alto valor para investimento.

O DaaS surge como uma opção mais econômica, pois funciona como uma assinatura de computadores e notebooks. Esse tipo de serviço tem se popularizado atualmente, se pararmos para pensar, a assinatura já faz parte da nossa vida pessoal – como por exemplo, mesmo que não tenha carro pode pedir uma corrida pela Uber, mesmo que não tenha casa pode alugar uma pelo Airbnb, ou mesmo que não tenha canais na sua TV pode assinar a Netflix.

A tendência é que a assinatura também domine o mundo corporativo, pois entrega facilidade e diversas vantagens. O DaaS tem como base esse princípio: oferecer infraestrutura de ponta com economia para os negócios com pagamento mensal. Você vai entender um pouco mais ao longo desse artigo.

O que é o Daas?

É um serviço que pode substituir a locação ou compra de equipamentos de TI, sendo a opção com o melhor custo-benefício para os negócios que precisam renovar o seu parque tecnológico. Esse serviço engloba não apenas os hardwares, mas inclui todo o gerenciamento do ciclo de vida dos dispositivos, ou seja, a empresa terá por um valor mensal equipamentos de alto desempenho e ainda garantia de manutenção e gerenciamento feito pelo fornecedor.

Um ponto relevante é que o DaaS aumenta a produtividade das empresas, por entregar equipamentos novos, mas também gera economia pois envolve uma operação financeira na contratação – chamada de leasing operacional – que oferece benefícios fiscais para empresas de lucro real e pode resultar em até 20% de economia com equipamentos de TI.

O que é Leasing operacional e por que investir no DaaS?

O Leasing operacional é uma condição de pagamento, no qual o contratante não tem a intenção de comprar o bem. Assim, a empresa paga apenas pela utilização e, ao final do período estabelecido, pode devolver o bem ao banco, renovar o contrato ou comprar por um valor de mercado. Esse tipo de operação financeira é vantajoso para as empresas pois substitui o CAPEX pelo OPEX na TI. Você sabe o que significa esses termos? Em reuniões corporativas, principalmente financeiras, esse tema aparece com frequência. Ambos são maneiras de contratar ou adquirir produtos e serviços, mas possuem diferenças:

CAPEX: Capital Expenditure ou despesa de capital, representa todos os investimentos empresariais em bens de capital, como compra e aquisição. Nessa modalidade, é necessário ficar atento a vida útil do bem e depreciação.

OPEX: Operational Expenditure ou despesa operacional que significa que o capital será utilizado para manter ou melhorar os bens físicos. Por ser despesas operacionais, são dedutíveis de impostos no mesmo ano de sua realização.

Vamos a um exemplo prático sobre a diferença dessas duas operações. Imagine que duas empresas querem trocar seus equipamentos de TI. A primeira delas opta por realizar uma compra e adquirir os computadores utilizando o CAPEX – ela terá que tirar do caixa um valor alto, levar em conta a depreciação de bens, impostos e gerenciamento. A segunda opta pelo OPEX, fazendo a assinatura de equipamentos através de um contrato de serviço por tempo determinado, que entrega os computadores e ainda gerencia o bem por um valor mensal, gerando previsibilidade de custos e benefícios fiscais.

O DaaS se enquadra no exemplo da segunda empresa, por se enquadrar em uma despesa operacional. Por isso, é vantajoso investir nesse serviço que garante infraestrutura completa para as empresas, gerenciamento e manutenção por um preço mensal.

Principais benefícios do DaaS

Agora que você já sabe um pouco sobre a operação financeira e porque é vantajoso investir no DaaS, vamos falar sobre os serviços que estão contemplados nessa modalidade de equipamentos de TI por assinatura. Como explicamos anteriormente nesse artigo, o DaaS contempla o gerenciamento dos dispositivos com implantação, ativação e manutenção dos equipamentos. É realmente um serviço completo de assinatura de infraestrutura de TI, que auxilia a empresa em toda a jornada de utilização dos computadores e notebooks, para que mantenham sempre o bom funcionamento e alto desempenho. Ao realizar essa contratação inteligente, a empresa ganha diversos benefícios que geram valor para o negócio:

• Equipamentos novos e com garantia à disposição de seus funcionários, para manter uma alta produtividade e diminuir a inatividade devido a incidentes;

• Previsibilidade de custos com parcelas fixas e mensais, sem a necessidade de um alto investimento inicial;

• Manutenção eficiente em caso de incidentes, com troca de peças e partes garantida pelo fornecedor;

• Modernidade para a empresa que terá um parque tecnológico atualizado com as melhores marcas do mercado;

• Economia com a contratação OPEX, sem perca de dinheiro em função da depreciação dos bens, podendo gerar abatimento de Imposto de Renda para empresas de Lucro Real.

Diferenciais do DaaS

O principal diferencial dessa forma de contratação de equipamentos de TI, é a economia gerada em comparação com locação ou compra convencional e a entrega de uma jornada completa de infraestrutura. Além dos equipamentos e gerenciamento inclusos, o DaaS oferece para as empresas a comodidade de receberam as máquinas prontas para uso, ou seja, realizamos todas as configurações e preparações de sistemas de acordo com a necessidade do negócio para manter os dispositivos ativos logo no primeiro dia.

Um outro grande diferencial é a logística. A empresa pode ficar tranquila quanto ao prazo de entrega pois contamos com um time interno que embala as máquinas adequadamente e acompanha todo o processo de logística para que os equipamentos cheguem em boas condições, de forma rápida e segura. Temos mais de 100 parceiros em todo o país que viabilizam o atendimento e entrega a nível nacional. Esse mesmo processo é válido para a devolução após o término do contrato.

Claro, a empresa pode escolher quais serviços e pacotes se enquadram em suas necessidades. Por isso, contamos com personalização, caso seja necessário, após analisarmos o cenário de infraestrutura da empresa, visando ajudá-la a aumentar a produtividade e disponibilidade através de dispositivos modernos e de alto desempenho.

Agora, que você conheceu o DaaS e como funciona, temos certeza de que esse serviço de contratação de equipamentos por assinatura pode elevar o desempenho da sua empresa com produtividade e disponibilidade. Além disso, o ganho com economia e redução de custos com TI pode chegar a 20% – fale com nossos consultores e agende uma análise de ROI. Esperamos que tenha gostado de conhecer essa solução completa que pode otimizar sua operação com equipamentos modernos e serviços de qualidade!

Últimas postagens