O que é ransomware e como proteger minha empresa?

O ransomware é uma arma poderosa usada pelos hackers para invadirem e roubarem dados importantes, por isso, as empresas precisam encontrar meios de se protegerem. O ransomware age através de um software malicioso (malware) usado para criptografar os dados da vítima e torná-los inutilizáveis até que um pagamento de resgate seja feito. No Brasil, essa é a maior ameaça enfrentada pelos negócios quando o assunto é segurança, o país é o 3ª mais afetado por ransomware, segundo a pesquisa da Accenture “Ransomware Reorientado” de 2022. O relatório mostra ainda que os ataques terão um crescimento anual de 107%, além disso o volume de invasões e extorsão aumentará em 33%. Um fato que precisa ser levado em consideração é que 20% dos custos associados aos incidentes, são atribuídos a prejuízos na reputação da marca, ou seja, um ataque pode afetar suas vendas.

Nesse cenário repleto de estatísticas desanimadoras, você deve estar se perguntando: como posso proteger minha empresa? O passo inicial é enxergar essa ameaça não apenas como um problema de segurança e infraestrutura, mas um desafio para o negócio como um todo. O ransomware é uma ameaça sem limites, por isso, pode impactar toda a empresa, ecossistema e operações. Contar apenas com estratégias tradicionais de segurança e recuperação de dados, já não é mais suficiente. É preciso pensar em como essa ameaça impacta os processos do negócio, qual o nível de resposta para incidentes e como isso afeta seus clientes e colaboradores.

Os líderes precisam chegar ao equilíbrio entre os esforços de segurança e o alinhamento com a estratégia da empresa para fecharem todas as brechas e portas de entrada dessa ameaça. Para fazer isso, existem algumas recomendações importantes que irão te ajudar a proteger sua empresa de forma eficaz:

1. Tenha um planejamento de segurança

Para ter uma proteção contra ameaças sua empresa precisa mapear todas as lacunas de segurança existentes, ferramentas e estratégias de proteção que executa. É preciso entender de fato em um planejamento bem elaborado como sua equipe reage há incidentes e ameaças, para isso, algumas perguntas devem ser respondidas: Quais sistemas são prioridades de reestabelecimento em caso de ataques? Onde os esforços de recuperação e proteção devem ser mais intensificados? Como isso afeta a cadeia de negócios? Dessa forma, é possível desenvolver um plano coeso com as prioridades do negócio e com uma segurança ágil.

2. Estabeleça um plano de comunicação sobre segurança de dados

Mais do que sua equipe de segurança, todos os colaborados e até mesmo parceiros precisam saber sobre proteção de dados e como agir em casos de ataques. Dessa forma, é necessário criar também um plano de comunicação efetivo que atualize regularmente todos os envolvidos sobre boas práticas de segurança e políticas de proteção. A comunicação é um meio de conscientizar as pessoas sobre a importância de não acessarem sites maliciosos, não clicarem em qualquer link que recebem, spam e fraudes. Esse plano deve ser construído com cuidado e deve levar em consideração as características próprias do negócio, como por exemplo: no setor da saúde, o roubo de dados envolve notificar pacientes e a equipe de médicos, enfermeiros e demais funcionários, já no caso de um banco é necessário priorizar as autoridades reguladoras financeiras.

3. Não subestime as ameaças

Em muitos casos, os problemas causados pelo ransomware estão além da invasão e roubo de dados – os sistemas caem, os clientes não podem ser contatados e a operação é suspensa. Os hackers estão sempre atualizando suas táticas e criando novas formas de atacarem os negócios, invadirem e até dominarem a rede por completo. As empresas devem também estar em constante evolução e enxergar a ameaça como um desafio que afeta o negócio do início ao fim, desde a produção até vendas e entrega final do produto ou serviço. É fundamental estar preparado para lidar com os ataques, um bom exercício é criar simulações para testar suas defesas contra ransomware.

4. Tenha ferramentas efetivas

Ter um planejamento de segurança e ferramentas adequadas para executá-lo é a chave para a proteção. Em um primeiro momento, o ransomware age de maneira silenciosa e se você não tiver soluções de segurança, pode perceber que é alvo de um ataque tarde demais. As ferramentas como Firewall, Endpoint e outras, ajudam a identificar as ameaças com antecedência, bloqueando todas as portas de entrada. Atualmente, para ter uma base de proteção eficaz, as empresas optam por soluções como:

– Firewall: É um dispositivo de segurança de rede que monitora o tráfego de entrada e saída, decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. Essa solução, possibilita que os seus colaboradores, por exemplo, trabalhem de qualquer lugar de forma segura e acessem sua rede empresarial com proteção.

– Endpoint: Essa solução funciona como um antivírus potente que protege todos os seus endpoints, detectando ameaças conhecidas e desconhecidas. Através de técnicas modernas, como Machine Learning, detecção e resposta, realiza uma busca proativa de ameaças para bloqueá-las e responder aos incidentes.

– Proteção de E-mail: Com uma ferramenta de gateway de e-mail sua empresa terá mais proteção e visibilidade de mensagens e dados, protegendo seus colaboradores de ameaças e ataques que chegam na caixa de entrada. Essa ferramenta é uma importante aliada na proteção de informações confidenciais e torna o canal de comunicação mais usado pelas empresas, o e-mail, mais seguro e confiável ao proteger contra ransomware, phishing, spam e outras ameaças.

– Backup: Com backup, você protege seus dados contra perda ou comprometimento, garantindo a continuidade do seu negócio. Esse é um recurso importe contra as ameaças, pois possibilita um armazenamento seguro em nuvem de todos os seus documentos, arquivos e informações importantes. Além disso, é uma ferramenta de recuperação que garante a restauração de dados perdidos em casos de problemas de hardwares, desastres naturais e falhas operacionais.

Sua empresa está preparada para enfrentar ameaças?

Para se proteger contra ransomware e outras ameaças é preciso se concentrar nas estratégias de segurança. Criar um planejamento com ações, comunicações e ferramentas ideais para proteger o negócio como um todo é um diferencial. Além disso, ao desenvolver capacidades de gestão de crises mais ágeis, robustas e transparentes, sua empresa enfrentará melhor eventos de ransomware.

Nós, da Verhaw IT, sabemos que a jornada de adequação até a proteção de dados é repleta de desafios. Por isso, queremos te ajudar a construir uma infraestrutura de segurança robusta contra ameaças. Conte com nossa expertise de mais de 12 anos de mercado e nossas soluções – fornecidas por marcar líderes – para ter a segurança que o seu negócio precisa.

Fale com nossos consultores. 

Últimas postagens