Tecnologia de resiliência: o que é e como preparar sua empresa?

Provavelmente você conhece a palavra resiliência, mas sabe como ela impacta nos negócios? De maneira breve, a resiliência é a capacidade de se recuperar de uma crise ou interrupção. É sinônimo de perseverar e estar preparado para enfrentar novas possibilidades. No âmbito corporativo, os líderes estão percebendo que ter uma base organizacional resiliente pode fazer a diferença em tempos incertos, como vivenciamos nos últimos anos. Antes, os empresários focavam esforços em eficiência, hoje a resiliência é uma capacidade fundamental para manter o negócio competitivo. De acordo com o relatório “Prevê 2021: Resiliência Organizacional” do Gartner, a resiliência se torna estratégica à medida que as empresas enfrentam ameaças de pandemia, crimes cibernéticos, mudanças climáticas e outras instabilidades.

Mesmo não tendo um cenário concreto das possíveis crises, a resiliência é um fator que influencia e determina quais empresas se destacam no mercado ao conseguir transformar adversidades em oportunidades de crescimento. Na SXSW 2022, maior feira de tecnologia e inovação do mundo, a futurista americana Amy Lynn Webb disse que “não é sobre prever o futuro, mas sobre lidar com a ambiguidade e incerteza para tomarmos melhores decisões hoje”. Entendemos que a resiliência está atrelada a capacidade das empresas repensarem suas ações e se adaptarem. O grande desafio não é o de prever o futuro, mas sim de lidar com o imprevisível. Nos próximos anos, as empresas devem se concentrar na construção de uma base resiliente para resistir ao que vier em seguida e, nesse processo, a tecnologia é indispensável.

O que é a tecnologia de resiliência?

Se pararmos para pensar, o que fizemos nos últimos dois anos foi nos adaptarmos às mudanças. Dentro das empresas, os líderes tiveram que guiar suas equipes para um novo modelo de trabalho e entregar resultados, mesmo em meio as adversidades. Com a transformação digital e a busca por ferramentas que permitiriam às organizações a continuidade das operações, a adoção de tecnologia para gerenciar incidentes e prever possíveis eventos críticos para alcançar maior resiliência têm aumentado.

No Resilience Tech Report apresentado em sessão ao vivo na SXSW 2022, John Maeda, CTO da Everbridge, destaca o crescente ecossistema de negócios que está sendo construído por profissionais de TI em todo o mundo e como esses profissionais incentivaram de forma estratégica a adoção de tecnologias resilientes nos últimos anos. “A primeira onda de ferramentas para permitir que as organizações passem por um evento ruim são principalmente sistemas especulativos, agora temos tecnologias de gerenciamento de eventos críticos”, citou Maeda.

São consideradas tecnologias de resiliência todas as soluções e ferramentas que garantem a continuidade dos negócios. Essas ferramentas tecnológicas permitem que as empresas resistam às crises com agilidade e eficiência. É fundamental que esses recursos digitais garantam insights, conexão de pessoas e desenvolvam novas maneiras de fornecer bens e serviços, diferenciando a empresa dos concorrentes.

Mas, como implantar a tecnologia de resiliência?

As empresas resilientes são movidas por um minset de transformação e orientadas pela tecnologia, proporcionam agilidade e continuidade de negócios. Mas, como se adaptar às mudanças e desenvolver uma tecnologia de resiliência? Segundo Maeda, “tendo mentalidade de iniciantes”, ou seja, é necessário aceitar que nada é concreto e que os cenários mudam rapidamente, cabendo a você estar preparado para o passo da adaptação e novos aprendizados.

Ter tecnologia de resiliência é contar com ferramentas e soluções que otimizam o ambiente da sua empresa em diferentes situações, priorizando e investindo na construção de uma base forte de soluções tecnológicas para lidar com qualquer tipo de crise. Em um mundo onde as adversidades continuarão existindo e, provavelmente, em um ritmo frenético, contar com equipamentos de TI de alto desempenho, soluções de segurança, sistemas integrados, atualizações constantes, monitoramento de ameaças e outras ferramentas, ajudam na resiliência e na rentabilidade do negócio. No cenário pós-pandemia, sai na frente aqueles que se apoiam na tecnologia.

Por isso, se sua empresa ainda não discutiu sobre o assunto ou não construiu uma base de resiliência tecnológica, a seguir você vai conhecer 3 maneiras eficientes de criar resiliência, de acordo com o relatório Pesquisa Global de Crise 2021, para estar preparado para o que vem a seguir.

1. Planeje e prepare

Segundo o relatório, 95% dos líderes empresariais disseram que suas capacidades de gerenciamento de crises precisam ser aprimoradas, principalmente porque as organizações que possuem um plano estratégico de resposta a crises conseguem estabilizar operações e responder de forma rápida às adversidades. Durante a pandemia, apenas 35% dos entrevistados tinham um plano de resposta a crises que era ‘muito relevante’, o que significa que a maioria não projetou seus planos para serem ‘agnósticos a crises’ – uma marca registrada de uma organização resiliente. É fundamental traçar um plano que esteja alinhado as estratégias, objetivos e propósito da sua empresa. Dessa forma, mesmo quando coisas inesperadas acontecerem, terá continuidade das operações e ainda poderá aprender e incorporar novas ações para sair mais forte da crise.

2. Invista e coloque em prática

Será que o planejamento de crise da sua empresa é resiliente? Não adianta funcionar apenas “no papel”, nem ter um planejamento como um exercício de planilha só para marcar “check”. A construção da resiliência precisa ser composta por ações aplicáveis e que resistam as adversidades. Para isso, ter um investimento direcionado é fundamental. Segundo o relatório, 7 em cada 10 organizações planejam aumentar seu investimento na construção de resiliência, direcionando grande parte do orçamento para ferramentas de tecnologias necessárias para ter uma resposta eficaz.

3. Mantenha recursos tecnológicos atualizados

As crises, na maioria das vezes, chegam sem aviso prévio. Por isso, manter a atualização de tecnologias para ter sempre os melhores recursos disponíveis é o que separa as empresas resilientes daquelas que não são. Durante a pandemia, por exemplo, o Relatório Global de Crise 2021, mostrou que mais de ¼ das empresas americanas encontraram dificuldades para coletar dados ou informações em resposta à pandemia do COVID-19 e apenas 26% foram capazes de incorporar dados de forma eficaz para influenciar a tomada de decisões. Por isso, é fundamental ter ferramentas sempre atualizadas e tecnologia de ponta para conseguir reunir dados e, com eles, prever possíveis crises e identificar soluções. É a tecnologia que torna a empresa resiliente, por essa percepção, os líderes planejam investir 28 centavos de cada dólar em recursos tecnológicos. Além disso, as empresas também devem voltar esforços para a segurança digital, mantendo informações e dados protegidos para a continuidade do negócio.

Podemos concluir que a resiliência tecnológica é fundamental, não apenas para a empresa ter sucesso, mas para sobreviver e criar oportunidades em tempos de crise. Mas, para construir essa força organizacional a longo prazo, apenas um plano no papel não é suficiente. Com as constantes ameaças que surgem diariamente, os líderes não podem esperar algo acontecer ou contar com a sorte para se adaptarem ao inesperado. É fundamental projetar um plano flexível e investir hoje em ferramentas de tecnologia que fortaleçam a base de resiliência e forneçam dados.

Ter infraestrutura completa como computadores, notebooks e desktops, adquirir soluções de segurança e contar com uma equipe de TI preparada para solucionar possíveis incidentes, é a base para a resiliência que ajudará sua empresa a resistir a interrupções e criar oportunidades em qualquer cenário. A Verhaw IT tem soluções integradas de tecnologia que, além de garantirem a continuidade da sua empresa, entregam rentabilidade e economia. É uma tecnologia que fortalece a sua resiliência, com um valor que cabe no seu orçamento. Fale com nossos consultores e prepare o seu negócio para o futuro. 

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