Saiba como garantir a segurança da sua empresa mesmo no home office

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus nos fez ressignificar nossas rotinas de trabalho, e principalmente aumentar a adoção do Home Office nas empresas. A prática, entretanto, aumentou a preocupação com a segurança de dados e o tráfego de informações corporativo.

Para garantir boas práticas de TI e a segurança da informação da sua empresa separamos algumas dicas que podem ajudar a proteger o seu ativo mais importante: seus dados.

Crie uma política de segurança de dados

Uma das primeiras medidas para proteger os dados da sua empresa é aplicar uma política de filtro web para acesso de websites e conteúdo online.  É através desta ferramenta que será possível evitar que os colaboradores acessem sites e conteúdos maliciosos.

Essa segurança é facilmente garantida com a implementação de uma solução de Endpoint Protection e de UTM (Unified Threat Management), que além de proteção contra ataques cibernéticos, garante a proteção de softwares, dispositivos e servidores. Possibilita também a criação de políticas internas que podem ser aplicadas de acordo com a sua organização e suas necessidades.

 Tenha uma rede privada

Adotando ou não o regime de Home Office, as empresas precisam que o compartilhamento de informações e documentos entre os colaboradores seja feita de forma segura. A implementação de uma VPN (Virtual Private Network) permite que o acesso à rede interna da empresa seja feito de qualquer lugar, ou seja, além de integrar vários dispositivos, um funcionário pode trabalhar de forma remota e ainda assim acessar arquivos de uma rede local.

Além de trazer flexibilidade para o seu time, essa ferramenta possibilita o tráfego de dados de forma criptografada, o que significa que os dados trocados entre os computadores e servidores da empresa estarão completamente seguros.

Faça cópias de segurança

É inimaginável a quantidade de arquivos que são produzidos diariamente em uma empresa. São milhares de documentos, comprovantes, relatórios, e para um bom funcionamento do negócio é fundamental um sistema de backup em execução.

Embora muitas vezes, só seja levado em consideração em casos de emergência ou com arquivos importantes, o backup é uma forma de assegurar que todo trabalho produzido pela sua empresa esteja seguro. Além de ser a melhor forma de garantir e proteger arquivos (e até mesmo imagens completas de servidores), pode auxiliar no monitoramento preventivo e um plano de continuidade de negócio em caso de perda de dados, problemas de hardwares, desastres naturais e falhas operacionais.

Por fim, vale ressaltar a importância de treinar e capacitar sua equipe.  Afinal, tão importante quanto ter a sua disposição ferramentas que ajudam na proteção de dados, é informar aos colaboradores sobre o que pode ou não ser feito dentro das regras do seu negócio. E não se esqueça de compartilhar dicas de como criar senhas seguras e confiáveis; identificar links e sites suspeitos, bem como saber a importância de uma navegação segura na web.

A união de informação e soluções adequadas pode ajudar sua empresa a crescer e passar por momentos difíceis.